sexta-feira, 12 de outubro de 2012

HONRA A RIBEIRO SANTOS! OS OPORTUNISTAS TENTAM REESCREVER A HISTÓRIA



Foi nos últimos dias anunciado um conjunto de cerimónias de “homenagem” a Ribeiro Santos e designadamente uma para sexta feira, 12/10/2012, pelas 11h00, e consistente no “desvelar de placa evocativa” no Largo onde aquele morou e que está a ser levada a cabo por organizadores que propositada e ostensivamente convidaram a participar nesse e noutros eventos toda a sorte de pessoas excepto precisamente aquelas que pertencem ao Partido pelo qual Ribeiro Santos deu a sua vida, ou seja, o PCTP/MRPP!

Eu próprio, depois de ter sido convidado a intervir como orador numa alegada sessão de homenagem a Ribeiro Santos a ter lugar no Auditório da Faculdade de Direito no próximo dia 17/10, recebi de um dos membros da respectiva Comissão Organizadora no final da tarde do passado dia 1/10 um mail que referia, ipsis verbis, e sem qualquer tentativa sequer de explicação, o seguinte: “Por razões alheias à nossa vontade, teremos, infelizmente, que cancelar o convite que lhe foi feito para estar presente na sessão que terá lugar dia 17 de Outubro”! Quando questionados, tentaram então engendrar toda a sorte de desculpas esfarrapadas para este autêntico saneamento político.

Tornou-se assim claro – e foi-se revelando cada vez mais evidente à medida que entre ontem e hoje se conheceram os outros “eventos” – que os organizadores dos mesmos o que pretendem é afinal levar a cabo uma série de acções para as quais convidam todos aqueles que foram membros do PCTP/MRPP e dele se afastaram ou foram afastados (e têm por ele um ódio absolutamente vesgo) mas não convidam ninguém que esteja actualmente no Partido. E, apresentando-se sempre como sérios” e “independentes”, não têm sequer a coragem de assumir a censura e as provocações que praticam. Em suma, trata-se de “comemorações”, “cerimónias” e até “conferências” em que, sob a capa de se pretender “homenagear” Ribeiro Santos, do que se trata afinal é de ignorar por completo a causa e a linha política por que ele se bateu e morreu e, cobardemente, discriminar e atacar o Partido a que ele pertenceu!

Atitudes destas não podem nem devem deixar de merecer o mais vivo repúdio de todos os cidadãos democratas!

Apelo, assim e mais uma vez, a todos os que queiram realmente homenagear Ribeiro Santos para que participem na sessão pública que terá lugar a 12/10, às 21h00, na Av. do Brasil, 200 A.

Por fim, deixo aqui um link que conta o que realmente se passou naquela tarde de 12 de Outubro de 1972:



Sem comentários:

Enviar um comentário