segunda-feira, 30 de maio de 2011

AS 3 TV's TENTAM REVOGAR E SABOTAR A DECISÃO JUDICIAL DO TRIBUNAL DE OEIRAS


NOTA À IMPRENSA:
No seguimento de uma nota conjunta enviada pelos três directores de informação da RTP, SIC e TVI à Candidatura do PCTP/MRPP há poucas horas, nota essa que, a respeito dos debates televisivos, mais não pretende do que revogar e sabotar o verdadeiro conteúdo e alcance da decisão judicial recentemente proferida pelo Tribunal Judicial de Oeiras, a Candidatura Nacional do Partido tomou a posição que se contém na resposta remetida àquelas Direcções de Informação e cujo texto agora anexo.


Exmos. Senhores Directores de Informação da RTP, SIC e TVI,

Com referência ao mail conjunto enviado por V. Exas. às 15h17m de hoje, segunda-feira, 30 de Maio - e relativamente ao qual, ainda por cima, nos pretenderam impor hora/limite de resposta, como se de Juízes do Tribunal Judicial de Oeiras se tratassem!?... - temos a dizer o seguinte:

1 - A postura vertida no referido mail conjunto consubstancia uma tão engenhosa quanto legalmente inadmissível tentativa de boicote e de revogação da sentença judicial proferida naquele Tribunal mas que vos irá custar muito caro.

2 – Na verdade, o que a Candidatura do PCTP/MRPP pretendeu, peticionou judicialmente, lhe foi deferido e continua agora a pretender é, simplesmente, o respeito do princípio da igualdade de tratamento e de oportunidades das diversas candidaturas, não desejando nem pactuando com discriminações de espécie alguma.

3 – Tal significa que, tendo V. Exas. persistido em organizar debates discriminatórios apenas com os 5 partidos parlamentares, do que se trata agora é de, em cumprimento da sentença judicial proferida, o PCTP/MRPP poder discutir com esses mesmos 5 partidos parlamentares em igualdade de circunstâncias de tempo, de modo e de lugar relativamente àquelas que se verificaram com esses debates a cinco.

4 – Porém, e como resulta claro deste vosso mail, V. Exas. desde logo não incluem na grelha apresentada todos os 5 partidos parlamentares nem explicam porque é que em tal grelha não estão incluídos 4 deles (a saber, PS, PSD, CDS/PP e BE), nem esclarecem se eles foram ou não convidados, e porquê, e ainda se, tendo sido, se recusaram a debater com o PCTP/MRPP e com que fundamentos.

5 – Por outro lado, a igualdade de circunstâncias implica também, e como é obvio, que o tempo de duração dos ditos debates tenha de ser igual ao dos já realizados apenas com os 5 partidos parlamentares e, conforme resulta claro do vosso mail, não é!

6 – Finalmente, o respeito por essa mesma igualdade impõe que os debates a cuja realização V. Exas. foram condenados sejam emitidos em directo, e não gravados, sendo certo que V. Exas. até se arrogam poderem alterar a respectiva ordem de emissão, bem se sabendo também a diferença entre emissão e gravação, designadamente a possibilidade que aquela comporta de nela serem introduzidos elementos que não ocorreram na altura desta.

7 – Tudo quanto antecede mostra com meridiana clareza que não se verifica a igualdade de circunstancias que V. Exas estavam e estão estritamente obrigados a respeitar.

8 – Por tal razão, a Candidatura do PCTP/MRPP já apresentou junto do Tribunal de Oeiras a competente denúncia da forma como as 3 televisões, e muito em particular V. Exas., estão a procurar boicotar e revogar na prática a sentença judicial condenatória oportunamente produzida.


A Candidatura Nacional do PCTP/MRPP
Lisboa, 30 de Maio de 2011


7 comentários:

  1. Saudo a resiliência do PCTP/MRPP nesta questão, na qual os órgãos de comunicação envolvidos se permitem traduzir de forma clara e inequívoca o seu sectarismo e parcialidade, ao restringir o campo de possibilidades democráticas a uma estreita banda de partidos. A montante do acto eleitoral, nenhuma candidatura goza de prerrogativas especiais pelo facto de ter estado, na anterior legislatura, na AR, pelo que é cabalmente destituída de razão e arbitrária a (pré)selecção efectuada pelos canais para os debates até ao momento realizados.

    Enquanto a população não perceber que está a ser vítima de uma encenação, de um embuste, os directores de informação sentir-se-ão livres de manipular o acesso aos direitos salvaguardados pela democracia constitucional, a seu gosto e conveniência.

    Permita-me que apele a uma divulgação alargada, por todos os meios possíveis, das iniciativas de contestação a esta ditadura da comunicação social. Estou certo de que muitos cidadãos estarão dispostos a tomar parte em actos de protesto perante estas formas intoleráveis de censura.

    Cumprimentos,
    Pedro Almeida
    (Santa Maria da Feira)

    ResponderEliminar
  2. Não sou simpatizante do vosso partido, apenas porque partilho de ideais diferentes dos vossos. No entanto louvo a vossa determinação neste tema que tem para mim a maior importância. Estas, como outras eleições anteriores são amplamente manipuladas pela comunicação social, em particular pelas televisões que não se prestam a efectuar um serviço digno aos cidadãos no sentido de mostrar e debater as ideia e soluções de todos os partidos, mas apenas daqueles que já fazem de alguma forma, parte do problema (PS, PSD, PP, CDU, BE).
    É assim, muito mais difícil qualquer partido fora deste circulo poder afirmar-se como solução para o problema, pois a sua voz é menos ouvida.

    Os melhores cumprimentos,
    Rui Tomás
    (Charneca de Caparica)

    ResponderEliminar
  3. Não sou tradicionalmente votante nem concordo particularmente com as posições assumidas pelo PCTP/MRPP.

    Contudo, concordo com esta tomada de posição deste partido, que considero corresponder a um princípio basilar na nossa democracia: a igualdade de todos os partidos relativamente ao tempo de antena e na transmissão da informação.

    Por favor, continuem!

    Bruno Antunes
    (Lisboa)

    ResponderEliminar
  4. Pois foi... vergonhosa a atitude que os outros Partidos tomaram ao irem hoje fazerem figura de pobres de espírito e venderem os Valores por uma fraude montada pela SIC... Só faltava ao senhor do Atlântico começar a chorar!

    Venderam-se por tão pouco que até dá dó!

    Cada vez me sinto melhor, pois como vou votar PCTP/MRPP, orgulha-me que este Partido não entre em CirCus Mediáticos de baixo orçamento!

    Obrigado por Defender os Valores que tanta falta fazem a este Povo.

    ResponderEliminar
  5. Agradeço a todos, sem excepção, os vossos comentários.

    Mais do que a questão estritamente partidária, o que está aqui em causa é um dos princípios basilares da Democracia, ou seja, não ser a ditadura das maiorias mas sim a preservação das minorias.

    ResponderEliminar
  6. É para mim um grande incentivo ver que, felizmente, e não obstante a torrente de desinformação, há cada vez mais cidadãos que não se deixam manipular.

    ResponderEliminar
  7. Somos poucos... mas andamos atentos!

    ResponderEliminar