terça-feira, 5 de outubro de 2010

A PROPÓSITO DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA


1º Sou republicano e, para mim, foi um importante progresso histórico que os titulares dos órgãos do Poder tenham passado a ser escolhidos pelos seus pares de baixo para cima e não, como até aí, impostos de cima para baixo.

2º Mas importa também salientar que a instauração da República, representando embora esse progresso, foi acima de tudo uma Revolução burguesa, com objectivos burgueses.

3º Por isso mesmo, após terem servido de tropa de choque para o derrube da monarquia, os operários e as suas organizações foram duramente explorados, perseguidos e reprimidos pela I República.

4º Essa experiência – tal como aliás também a do 25 de Abril de 1974 – mostra bem que, ao contrário do que defendem e praticam todos os oportunistas, aos trabalhadores não servem meras alterações de regime político mas antes se impõe uma mudança de sistema, a destruição do capitalismo, a construção de um novo poder político com um programa ao serviço do Povo e a edificação de uma sociedade em que a exploração do Homem pelo Homem tenha sido banida.

Sem comentários:

Enviar um comentário