domingo, 13 de setembro de 2009

Em campanha, pelo Norte


Sábado foi dedicado ao Norte. O dia começou em Vila Nova de Gaia pelas 10 horas da manhã. Visitámos a Associação dos Proprietários de Vila d'Este onde pude conhecer o trabalho social e o apoio educativo que desenvolvem junto da comunidade local, apesar das inúmeras dificuldades e falta de apoios que têm.

Na visita à zona habitacional fui abordado por vários moradores que se queixaram de várias injustiças e problemas sociais: reformas que mal chegam para o pão, vontade de trabalhar e falta de oportunidades de emprego...


No início da tarde tivemos um encontro na Póvoa Varzim na Associação Pro-Maior Segurança Homens do Mar. A falta de segurança dos pescadores é um tabu que governantes e políticos não dão qualquer resposta, como se queixou o Mestre José Festas: “O Paulo Portas mentiu-me! Disse que ia falar da segurança dos pescadores e não cumpriu… Devíamos ter a costa toda coberta com um helicóptero" – a opinião de quem sabe, o Mestre José Festas. E, realmente, os homens do mar estão à mercê da sorte. Por exemplo, o socorro a náufragos só está disponível às horas do expediente… e não é preciso ser “doutor” para se concluir que não faz sentido um serviço de socorro a náufragos ter horário de escritório…



A meio da tarde tivemos a oportunidade de visitar Moreira de Cónegos e conhecer um grupo composto por pessoas bastantes jovens e dinâmicas que se candidatam à junta de Freguesia. Na cabeça da lista está Anabela Oliveira, uma jovem brilhante, professora de profissão, que defende o slogan: “Mais que promessas, compromisso com o povo”.


Moreira de Cónegos não avança porque está parado há muito tempo. Podemos dizer o mesmo do nosso país!

7 comentários:

  1. O Norte, foi deixado ao abandono...
    Felizmente por cá, as pessoas são na sua maioria simples, honestas e sinceras, pena é que sejamos apenas, Província e subúrbio da "Grande" capital.

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos foi uma jornada interessante. Afinal , o PCTP/MRPP existe e está em campanha, é que ao ver e ler a Comunicação Controlada ( já não lhe chamo social ) só existem os cinco bonsos.
    Força !
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Cara Fada do bosque:

    É verdade, a maioria das pessoas é simples, honesta e sincera. Mas não só aí no Norte como em todo o País. E as medidas que as atingem, ferem e prejudicam são negativas, não por uma questão geográfica mas sim por uma questão política. Ou seja, por serem erradas e contra o Povo.

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís Sérgio,

    Obrigado pela Força!

    ResponderEliminar
  5. aquilo que o garcia pereira está a fazer agora em época de elições devia ser feito ao longo do tempo pós eleitoral.
    garcia pereira devia dar mais atenção aos movimentos de cidadãos que em portugal se revoltam,contra a caicagem no poder,e que por vezes precisam de apoio juridico e mesmo pagando tem dificuldades em arranjar advogados que defendam os interreses das populções.
    um caso desse existiu em olhão onde o movimento de cidadania activa "Somos Olhão",precisou de um advogado para fazer uma série de queixas contra o presidente da CMO e só um advogado do psd é que aceitou defender esse movimento.
    em olhão como nas outras terras as pessoas revoltam-se,mas o mrpp e o garcia pereira precisavam de apoiar esses movimentos,assim se vai grageando apoio e um dia o mrpp poderá meter deputados na A.R.
    em olhão está a decorrer uma votação virtual para a CMO no blog olhão livre e o MRPP consegue estar à frente do psd e do pc,com mais trabalho em olhão o mrpp já tinha conseguido eleger vereadores,porque os advogados que se dizem simpatizantes do mrpp não aparecem ? tem medo?
    cumprimentos revolucionários.
    Safol

    ResponderEliminar
  6. Permita-me esclarecer que a única coisa que eu fiz em época destas eleições que não tinha antes do período eleitoral foi ter este blog e ter aderido ao facebook e ao twitter (coisas que pretendo manter). Questione-se porque é que só em tempo de eleições é que “ouve” falar de mim...

    ResponderEliminar
  7. não conhece a situação de olhão?
    o ps está em risco de não ter maioria absoluta na CMO ,por motivo do movimento de cidadania activa "somos olhão".
    as falcatruas na CMO são tantas,mas o terror politico do actual presidente é demais,poucos são os que lhe conseguem afrontar.
    era bom que o mrpp se lembrasse o caminho de olhão para não aparecer cá só em épocas eleitorais.
    de toda a maneira o mrrp tem o meu voto,e o de muitos antigos simpatizantes,há dois anos foi feito um almoço e um jantar de antigos simpatizantes do mr e apareceram mais de 40 pessoas,e tudo isso sem a presença do garcia pereira,não foi informado desse convivio?
    as pessoas só tem falta de alguém que as direccionem,o mrrp podia ser esse partido assim ,quem se arrisca a tirar os lucros do movimento "somos olhão" é o b.e.,embora com uma politica de bailaricos e petiscadas,feitos na avenida da republica.
    peço desculpa de estar a fazer o drº garcia pereira perder o seu tempo,a ler esses comentários mas é o desalento de ver o b.e.,em olhão, tirar dividendos do trabalho feito por cidadãos que querem a transparência.
    saudações revolucionárias
    safol

    ResponderEliminar